A Casa Qui lançou um novo projeto de promoção da Igualdade de Género através da Educação Sexual.

O Projeto EdSex= : Promover a Igualdade através da Educação Sexual tem como objetivo conhecer de que forma a Lei de Educação Sexual em Meio Escolar (Lei nº 60/2009 de 6 de agosto) se tem vindo a constituir, na zona Centro de Portugal, como ferramenta privilegiada para a promoção da igualdade, através do reconhecimento e da implementação das seguintes finalidades da Educação Sexual (artigo 2.º, alíneas f), h) e l)):

  • o respeito pela diferença entre as pessoas e pelas diferentes orientações sexuais;
  • a promoção da igualdade entre os sexos;
  • a eliminação de comportamentos baseados na discriminação sexual ou na violência em função do sexo ou orientação sexual.

Pretende-se a capacitação da Casa Qui com conhecimento do terreno através de um estudo de diagnóstico, construir redes de colaboração e sensibilização com a comunidade escolar através de ações de sensibilização e produzir o primeiro guião de boas práticas na temática da Igualdade de Género destinado exclusivamente à área curricular da Educação Sexual.

Este projeto é financiado pelo Programa Operacional Inclusão Social e Emprego/Portugal 2020 no âmbito do Objetivo Temático 3 – Promover a inclusão social e combater a pobreza e qualquer tipo de discriminação do Eixo Prioritário 3 – Promover a inclusão social e o combate à pobreza, com a tipologia de intervenção 36: combate às discriminações e estereótipos, Tipologia de Operação 3.16 - Apoio financeiro e técnico a organizações da sociedade civil sem fins lucrativos.

O Projeto EdSex= é composto pelas seguintes etapas:

  • Estudo de Diagnóstico;
  • Concurso de Boas Práticas;
  • Ações de Sensibilização para Profissionais e Figuras Parentais;
  • Eventos de Sensibilização pela Comunidade Escolar;
  • Produção de Guião da Boas Práticas.

 

Concurso de Boas Práticas


O EdSex= : Concurso de Boas Práticas de Promoção da Igualdade de Género na Educação Sexual encontra-se a decorrer de 17 de maio a 30 de setembro de 2017.

Este concurso pretende distinguir escolas, turmas ou grupos de alunos e alunas, na zona Centro de Portugal (NUTS II), que se destacaram pelas suas iniciativas e práticas escolares na promoção da igualdade entre mulheres e homens, no combate à violência no namoro e à discriminação por motivo da orientação sexual ou da identidade/expressão de género enquadradas no âmbito da Educação Sexual.

1º Prémio – 300€ + Construção do Selo/Certificação para Futuros Concursos

2º e 3º Prémios – Conjunto de Livros

  • Viagem a Coimbra e Sete Dias de Verão de Bruno Magina e Joana Santos (Ilustração);
  • Cenas de Uma Adolescente e + Cenas de Uma Adolescente de Maria Bravo;
  • A Minha Família é a Melhor do Mundo. E a Tua? de Sofia Neves, Joana Miranda e Luís Romano (Ilustração).

As candidaturas fora da zona Centro de Portugal (NUTS II) não são elegíveis para prémio, mas serão aceites. São elegíveis para as seguintes distinções:

  • Menção Honrosa;
  • Inclusão da Boa Prática no Guião de Boas Práticas da Casa Qui, com referência da respetiva autoria.

Para concorrer basta preencher o Formulário de Candidatura.

Consulte o Regulamento do Concurso.

Dúvidas? Consulte primeiro as Perguntas Frequentes.


 

Crowdfunding

A Casa Qui encontra-se a efetuar uma campanha para angariação do valor do primeiro prémio deste concurso e um extra para aquisição de mais livros. Faça um donativo de 10€ ou mais e tenha a oportunidade de ficar para sempre na lista de mecenas do 1º Concurso EdSex=!

Apoio